Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

O DEMSUR, autarquia da Prefeitura Municipal de Muriaé, através da Divisão de Limpeza Urbana realizou sexta-feira, 15 de maio, no Ginásio Poliesportivo Gilberto José Tanus Braz, a comemoração alusiva ao Dia do Gari. Acompanhados da família, a celebração do dia, que teve início a tarde, foi aberta com reflexão e oração do Grupo Unção, em seguida, show com João Paulo e banda, apresentação de Richard Circus, alternado com show de prêmios onde, dentre os brindes, foram sorteadas seis bicicletas. O evento também contou com serviços das secretarias de saúde e educação e com as presenças do Prefeito Municipal Aloysio Aquino, do Vice-João Ciribelli, secretariado municipal, vereadores, presidentes de sindicatos.

Para as crianças, filhos de nossos garis, foi preparado um cantinho especial de leitura, desenhos, pinturas assim como degustação de algodão doce, pipoca, picolé, cachorro quente, salgadinhos, refrigerantes, e muita diversão nos brinquedos pula-pula e piscina de bolas que fizeram da tarde ainda mais gostosa.

O prefeito Aloysio Aquino parabenizou os profissionais pelo seu dia, pelo importante trabalho que realizam no município - o cuidado e a limpeza de nossas ruas e praças - "A todos vocês nosso reconhecimento e admiração, vamos lutar para melhores dias, lutar pelas reivindicações da categoria" concluiu.

Rodrigo Guarçoni disse: "Gostaria de aproveitar esta comemoração e dizer que eu espero que os moradores, usuários dos serviços do DEMSUR, mais precisamente dos serviços do gari, soubessem que por trás do serviço existe um chefe de família, seja ele jovem ou de idade avançada, ou mesmo uma mulher, que tarde da noite ou durante o dia, cumpre com seus horários e compromissos. O que desejo é que respeitem os horários da coleta de lixo, não sujem as ruas, faça sua parte para o bom andamento deste trabalho e para termos uma limpeza ideal da nossa cidade", finalizou o Diretor Geral do DEMSUR.

José Ângelo de Freitas, grande incentivador da comemoração do Dia do Gari, em seu 3º ano como Diretor de Limpeza Urbana agradeceu a presença de todos colaboradores, familiares e parabenizou-os pelo dia. "A todos vocês que trabalham faça chuva ou faça sol, obrigado. Muitos de vocês atuam quando não vemos; na madrugada quando dormimos e até mesmo feriados, quando fazem turno. Por isso somos muito gratos aos 193 garis que prestam este importante serviço para os cerca de 105 mil habitantes. Ano que vem em nossa 4ª festa, nossos brindes serão muito melhores porque vocês merecem". Em sua fala final agradeceu o comércio, empresas, secretarias e pessoas que contribuíram para a realização do evento.

Origem da palavra GARI

A palavra Gari começou a ser utilizada para denominar os homens que atuavam na coleta de lixo, ainda na época do Brasil Império, fazendo referência a Pedro Aleixo Gary, um empresário francês, contratado pela Corte Brasileira para organizar o serviço de limpeza   na cidade do Rio de Janeiro em 1876. Com o tempo, os funcionários que trabalhavam para Pedro Aleixo ficaram conhecidos como a "turma do Gari" ou simplesmente, Garis.

Como sirgiu a comemoração do Dia do Gari

Foi instituído, através da Lei 212, de 31/10/1962 e  sancionada pelo então Governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda, o Dia do Gari, cuja primeira comemoração ocorreu em 16 de maio de 1963. A decisão visava prestar reconhecimento à árdua, perigosa e difícil missão daqueles que integram o Departamento de Limpeza Urbana. A partir de então muitos municípios ou estados aprovaram leis criando a merecida data.

Comentários nesse artigo

O Autor

Vanusa é graduada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Minas.

Histórico



Gazeta de Muriaé
HPMAIS